Cavaco ganho aos 7 anos: o presente que norteou a trajetória de Ed Campos

Cavaco ganho aos 7 anos: o presente que norteou a trajetória de Ed Campos

Diego Ortiz
domingo, 09 de março de 2025 17h33

O presente recebido aos sete anos do tio João Batista Campos foi essencial para traçar as curvas da trajetória do músico multi-instrumentista Ed Campos e propiciar a descoberta de seu dom. Hoje com cerca de 40 anos de envolvimento com a música, Ed cresceu em um ambiente musical, pois o tio e o pai Antônio Batista Campos, o Coruja, tinham como hobby cantar e tocar.

Logo ao pegar o cavaquinho, foi possível notar sua aptidão natural para a música. Então, seu pai o colocou nas aulas do Maestro Waldemar Correia, considerado por Ed um gênio musical. Embora não conseguisse absorver o conteúdo teórico por ser muito novo, o garoto se dedicava a observar as mãos do professor e reproduzia as músicas, impressionando pela facilidade.

No início, as aulas eram vistas por Ed como uma obrigação, pois a didática rígida e o estilo musical trabalhado não o motivavam. O menino desejava aprender músicas mais populares para tocar com o pai e tio. Posteriormente, com oito para nove anos, passou a ter aulas com o Seo Oswaldinho da American Shadow, banda antiga da época. Com a oportunidade de tocar músicas mais populares, encantou-se pela prática do cavaquinho. Vendo a facilidade do aluno, Oswaldinho levava o garoto para ensaios regionais de música instrumental e Ed se apaixonou por aquele ambiente, onde podia observar instrumentos como sopro, saxofone e acordeom.

Com aproximadamente 40 anos de relação com a música, Ed começou tocando cavaquinho e se tornou um músico multi-instrumentista. (Foto: Jean Francesco de Pieri)

O amor pela música se consolidou e, ao longo dos anos, Ed passeou pelos mais variados instrumentos de percussão e também de corda, como cavaquinho, bandolim, viola, violão, guitarra e contrabaixo.

Confira aqui a página especial de Ed Campos no Minha Festa, com um perfil completo abrangendo o trabalho e a história do músico.

Foto de abertura da página: Jean Francesco de Pieri

Veja também