DJ Dekko: da edícula com amigos ao brilho na noite
segunda, 23 de dezembro de 2024 02h03
Após ter a paixão musical especialmente despertada ao ser presenteado com uma vitrola Sonatinha aos 8 anos, Wanderley Alves de Oliveira, o Dekko, seguiu nutrindo o amor pela música até começar a vivenciar a experiência como DJ três anos depois, como uma atividade recreativa na edícula de sua casa em Martim Francisco, onde residia.
Com duas pick-ups e um mixer, animava os encontros com os amigos tocando os discos de vinil da coleção familiar, preservada com carinho até hoje.
Aos 13 anos, na década de 1980, Dekko teve a primeira experiência de se apresentar publicamente, com a oportunidade oferecida por um amigo, o DJ Aranha, em um bailinho no clube de Martim Francisco. Tocando três músicas, o garoto se tornou uma atração pela tenra idade.
Fascinado na época ao visualizar o trabalho de Aranha, Dekko, ao recordar desses tempos, revela se sentir como no filme Cine Paradiso, em que um cineasta resgata na memória os tempos de criança, quando se encantava ao observar o trabalho de um projecionista no cinema.
Durante esse período, Dekko começou a aprender técnicas de mixagem, na época muito mais complexa por envolver os discos de vinil, sem os recursos tecnológicos atuais. Tocando no clube de Martim Francisco, suas mixagens acabaram encantando um locutor, com conexões na Rádio Educadora, de Campinas. Como consequência, Dekko começou a produzir remixes de músicas dançantes famosas em um miniestúdio improvisado na edícula, enviando-os para a rádio em fitas cassetes. Em suas produções, introduzia uma nova perspectiva musical para diversas canções, como O Calhambeque, de Roberto Carlos.
Entre 16 e 17 anos, Dekko teve a oportunidade de tocar em badaladas discotecas de Campinas de propriedade da família Mokarzel, a Mahogany, em Sousas, onde aprendeu observando o DJ Leonel Mello, e a Vó Sucena, no Centro. Em Mogi Mirim, realizou participações no icônico Grêmio Mogimiriano, juntamente com o DJ Sebastião.
A paixão pela música e por movimentar as pistas sempre esteve na essência de Dekko. Para se ter uma ideia, embora as discotecas fornecessem os discos para as apresentações, Dekko, com uma coleção maior do que a de muitos locais, muitas vezes levava seus próprios vinis para proporcionar uma experiência mais completa ao público.
Confira aqui a página especial da Dekko Produções e Eventos no Minha Festa, com um perfil completo abrangendo a história do DJ e os serviços oferecidos pela empresa em áreas como sonorização, iluminação e entretenimento.