Hobby a profissão: eventos familiares foram o embrião do Buffet Analu Picinato

Hobby a profissão: eventos familiares foram o embrião do Buffet Analu Picinato

Diego Ortiz
segunda, 03 de fevereiro de 2025 01h51

Com um talento natural para a culinária desde os 16 anos, Analu Picinato nunca imaginou que se tornaria uma profissional da gastronomia. O ponto de virada na história da proprietária do Buffet Analu Picinato veio em 2016, quando sua irmã Luana lhe apresentou um convite surpreendente: ser madrinha, organizar o cerimonial e cuidar do buffet e decoração de seu casamento.

Toda essa confiança tinha uma razão. Nas reuniões familiares, Analu já demonstrava habilidade ao cozinhar e decorar eventos ao lado de Luana, recebendo muitos elogios. Como um presente para a irmã, aceitou o desafio e brilhou com direito a duas festas inesquecíveis, uma para família em setembro e outra para amigos e parentes em novembro.

Depois dessa experiência, Analu se entusiasmou e seguiu realizando festas, mas encarava a tarefa como um hobby apaixonante, sem ser remunerada pelos serviços. Trabalhando em uma loja de roupas, não planejava encontrar na gastronomia uma profissão. No entanto, o cenário mudou ao realizar o aniversário de 80 anos de seu sogro, Moacir Picinato, um evento que impressionou os convidados.

Hoje consolidada com seu buffet, Analu realizou festas durante uma época como um hobby apaixonante, mas sem ser remunerada pelos serviços. (Foto: Nil Focus)

Foi então convidada pela amiga Sandra Almeida para realizar seu aniversário de 51 anos para 120 pessoas, marcando sua primeira experiência remunerada e transformando sua paixão em negócio.

Depois dessa festa, o buffet viveu uma ascensão e, em 2024, progrediu de forma exponencial, destacando-se no cenário da gastronomia. Em épocas como o final de ano, Analu chega a realizar sete festas em uma mesma semana, além de ser comum mais de um evento no mesmo dia.

Em seu empreendimento gastronômico, Analu conta com a essencial ajuda de seu sócio e marido Glauber, que é proprietário da Glauber Veículos, mas atua em praticamente todas as áreas do buffet. Outra colaboração especial é da mãe de Analu, Teresinha Fátima de Godoi Moreira da Silva, a Tere, que ajuda no comando da cozinha.

Apaixonada por sua equipe, Analu conta com a essencial ajuda de seu sócio e marido Glauber (ao seu lado na foto) em seu empreendimento gastronômico. (Foto: Divulgação)

Cerimonial

Além do talento para a gastronomia já ter sido revelado muito antes da profissionalização, a atuação na área de cerimonial também já havia sinalizado indícios de sua habilidade organizacional. Além de organizar as festas da família, Analu promovia desfiles e organizava coquetéis de lançamento de coleções no período em que trabalhou como vendedora na loja Monica Gouveiah. Hoje, sente-se realizada ao transformar suas paixões em um negócio de vida.

Confira aqui a página especial do Buffet Analu Picinato no Minha Festa, com um perfil completo abrangendo os serviços e história da empresa.

Veja também