Paozim: casal mineiro apresentou o pão de queijo "de verdade” a Mogi Mirim
quarta, 05 de fevereiro de 2025 00h18
Imagine ser habituado a desfrutar diariamente de um genuíno pão de queijo em Minas Gerais, mudar para outro estado e se deparar com o aborrecimento de não encontrar um produto com a autêntica qualidade mineira. O que você faria? A resposta a esta pergunta explica o nascimento do Paozim Di Queijo, fundado pelo casal de biólogos formado por Junia Aparecida Bernardes Afonso de Carvalho e Humberto Luiz de Carvalho, decididos a trazer a excelência dos produtos de Minas Gerais para Mogi Mirim.
Junia é natural de Córrego Danta e Humberto, de Iguatama, ambas as cidades próximas à Serra da Canastra, conhecida pelo queijo que leva o nome da região e é considerado um dos melhores do mundo.
Em 2016, o casal mudou-se para Mogi Mirim e a paixão pelo pão de queijo encontrou um obstáculo ao perceberem, depois de experimentarem diversas opções, não haver um produto na região capaz de agradá-los. A solução foi produzir o próprio pão de queijo com a receita da família mineira e o polvilho, ovo e queijo trazidos de Minas Gerais.

Os colegas de trabalho do laboratório onde Junia atuava em Mogi Mirim ficaram encantados ao experimentarem o pão de queijo, passaram a encomendar o produto da amiga e recomendar que ela deveria vender a iguaria. Em 2020, Junia ficou desempregada. Havia a opção de trabalhar em outra empresa, mas, ao perceber o potencial de abertura de um negócio, optou por realizar o sonho de empreender. Como já vendia aos amigos e a aceitação era expressiva, não teve dúvidas e começou a comercializar o pão de queijo no formato delivery, em março de 2020. O nome Paozim Di Queijo foi adotado com inspiração no sotaque mineiro.
A demanda crescente motivou a inauguração da cafeteria e empório em um imóvel na Rua Padre Roque, em dezembro do mesmo ano. Ali permaneceram por 2 anos, com o serviço de café da manhã e tarde e o delivery. Com o sucesso cada vez maior, o negócio se expandiu. Identificaram a oportunidade de iniciar o almoço mineiro e encontraram a ampla e histórica casa, atual endereço do Paozim, em um ponto mais abaixo da mesma Padre Roque. Desta forma, o negócio se transformou, além de uma cafeteria e um empório, também em um restaurante.

Diferenciais
A receita e a qualidade dos produtos são os principais diferenciais do pão de queijo do Paozim, que o tornam tão diferente e especial. Nas palavras de Junia, o Paozim preza pelo que é "de verdade" e apresenta o autêntico pão de queijo, genuinamente mineiro. “Nosso pão de queijo é totalmente artesanal, não vai nenhum tipo de essência, é o queijo mesmo, canastra curado. A gente usa ovo caipira. Não tem nada de química, nada de conservante, é um produto artesanal”, frisa Junia.
A receita foi criada pelo Paozim, como resultado de diversos pitacos da família, adepta à tradição de consumir o pão de queijo em todos os cafés da tarde.
Acolhimento
Além da qualidade, outro diferencial é o acolhimento do cliente, refletindo a cativante simpatia mineira de Junia. No Paozim, cada cliente é tratado como uma visita especial. “É realmente a pessoa estar chegando em casa, a gente não quer que ela se sinta fora de casa aqui”, observa Junia.

Nas redes sociais e no cardápio, o Paozim valoriza a identidade da marca e um padrão conceitual com uma descontraída abordagem no diminutivo, chamando os clientes de clientinhos, além de incorporar termos característicos do sotaque mineiro como almocim, suquim e cafezim. Outro detalhe é a divertida resposta à pergunta de por que o pão de queijo do Paozim é o melhor: “É que nois faz questão, uai”.
Confira aqui a página especial do Paozim Di Queijo no Minha Festa, com um perfil completo abrangendo os serviços, produtos e história da empresa.
Foto de abertura da página: Arquivo Pessoal