Santa Rita Empório: do sonho de Daniel à sociedade com Claudete
terça, 18 de fevereiro de 2025 00h58
A fundação do Santa Rita Empório Gourmet teve como origem o sonho do sócio-proprietário Daniel Rocha Veiga de inaugurar um empório especializado em vinhos e produtos premium. Esse desejo nasceu da ampla experiência de Daniel no mercado gourmet. Com atuação como vendedor de produtos gourmet importados desde a década de 90, Veiga chegou a ter um invejável showroom em seu escritório em meados de 2008, o que atraía o interesse de amigos e de um crescente número de interessados em conhecer seus produtos.
Embora chegasse a interromper seu trabalho no escritório, a procura servia para reafirmar o potencial do negócio que sonhava inaugurar, também para aproveitar uma carência observada em Mogi Guaçu.
Planejando abrir um negócio, Daniel desejava contar com a experiência da cunhada Claudete Aparecida Contesoto em gestão empresarial. Em 2008, quando Claudete havia vendido sua escola de curso técnico, Daniel encontrou o momento ideal para convidá-la para uma sociedade.

Embora graduada em Química e Pedagogia, Claudete sempre teve o dom da atuação comercial e já havia tido outros negócios. Sem experiência no setor gastronômico, aceitou o desafio e mergulhou em uma construção de conhecimento no mercado de vinhos e produtos gourmet. Ao longo de pouco mais de dois anos, visitou vinícolas e empórios em grandes cidades e realizou um curso na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Claudete se apaixonou pelo mundo dos vinhos e hoje é pós-graduada em enologia.
Em 2009, enquanto aprendia, passou a atuar no escritório com Daniel, no que seria o embrião do empório. Entusiasmada, começou a promover degustações para atrair novos clientes. As buscas no escritório vivenciaram um crescimento exponencial. Unindo a gestão empresarial de Claudete com a experiência de Daniel, o empório teve um planejamento muito bem articulado, com cerca de 3 anos de preparação até a inauguração.
Terras familiares
Em busca de um local para o empório, os sócios acabaram decidindo pelo imóvel onde Claudete havia residido com os pais, de propriedade da família. A casa foi demolida para construção do empreendimento e, em 2011, houve a inauguração, então com o nome de Santa Rita Empório, uma homenagem à santa de devoção de Daniel e com um significado especial também para a família de Claudete.

A pandemia de covid-19 foi um divisor de águas, pois a tendência de confraternizações em residências aumentou a procura pelos produtos, impulsionando o projeto de expansão da loja. Desde a fundação, já vislumbrando uma futura ampliação, um imóvel ao lado do empório havia sido adquirido. Com a decisão de ampliar, obras foram realizadas e o espaço foi anexado, com a reinauguração em maio de 2022.
Com a reinauguração, foi acrescentado o termo Gourmet à denominação Santa Rita Empório, além de ter sido inaugurado um estacionamento, em um terreno em local onde Daniel havia residido quando criança, mas que não pertencia à sua família e foi adquirido em 2015 para integrar o empreendimento.
Curiosamente, Daniel e Claudete, cunhados que se consideram irmãos, já haviam sido vizinhos, embora ainda não tivessem uma convivência devido à tenra idade do empresário na época, e trouxeram as terras onde viveram para um negócio familiar e de sucesso.

Confira aqui a página especial do Santa Rita Empório Gourmet no Minha Festa, com um perfil completo abrangendo os serviços, produtos e história da empresa.
Foto de abertura da página e da capa de Notícias: Andréa Arandas